1° de maio em Cariacica


No Dia do Trabalhad@r pastorais sociais, sindicatos e outras entidades realizarão em Cariacica a 14 Marcha pela Vida e Cidadania. O tema da marcha será "Trabalhadoras e trabalhadores acolhendo as Juventudes," e lema "Queremos um Estado do Bem Viver onde floresça a Vida!".

Os movimentos sociais, sindicatos e pastorais caminharão até a Escola Municipal Angelo Zani, denunciando a situação de extermínio da juventude no estado e no país. A marcha terá início às 8h, e a concentração será próxima a quadra da Academia Popular no Bairro Piranema.

O objetivo da atividade é resgatar a memória de luta dos trabalhadores e trabalhadoras. Os organizadores querem que o dia 1° de Maio seja marcado como um dia de luta, daí a importância de ir às ruas e se colocar em marcha. 

Vamos unir nossas forças e lutar pela vida da Juventude trabalhadora!



Motivos para denunciarmos a realidade de morte das juventudes no ES:

  • A realidade do jovem no Espírito Santo é grave!
  • A juventude indígena não tem suas terras garantidas e, por falta de perspectivas, acaba caindo no vício do álcool e/ou outras drogas.
  • Para as mulheres jovens, que sofrem diversas violências, faltam assistência e atendimento.
  • Os jovens do campo são obrigados a migrar para as cidades por falta de oportunidades no seu lugar.
  • Dos encarcerados somo a maioria e sofremos todas as violações imagináveis, inclusive tortura, como as que aconteceram no início do ano, onde ficamos expostos ao sol de quarenta graus com queimaduras de terceiro grau e, por mais de dez dias sem atendimento médico.
  • Está em curso um extermínio de jovens, transformando nosso estado numa vasta UTI. Jovens que vivem no ES estão entre a vida e a morte. Se for negro, a chance de morrer é ainda maior.
  • De acordo com o Mapa da violência de 2012, nosso estado apresenta um dos maiores índices de homicídios de jovens. Foram mais de 800 jovens mortos no último ano.
(Fragmentos do Manifesto das Juventudes construído por ocasião da Abertura da Campanha da Fraternidade 2013)

 Para quem deseja participar da marcha, haverá transporte gratuito saindo às 7h da Praça Costa Pereira, da Ufes (Vitória) e da Praça Duque de Caxias (Vila Velha). Mais informações através da página do evento no Facebook.

Comentários