Plebiscito Popular por uma reforma política: Levante Popular da Juventude participa da 1 ª plenária do Comitê estadual Capixaba



O movimento cresce em todo o Brasil para a construção do Plebiscito Popular por uma reforma política. Envolvendo ate o momento mais de 70 entidades e movimentos sociais, o Plebiscito por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político será realizado em Setembro.

Neste sábado, o Espírito Santo dará um importante passo na construção desse projeto: será realizada  a primeira plenária do Comitê Estadual Capixaba. A atividade será  na Mitra – Arquidiocese de Vitória às 14h.

E o que essa pauta tem a ver com o Levante Popular da Juventude? Nós do Levante, entendemos que para a construção de um Projeto Popular para o Brasil, são necessárias  mudanças estruturais em nosso país.

Entendemos ainda que o plebiscito é uma resposta prática ao grito das ruas nos movimentos de Junho de 2013 e a greve geral de 11 de Julho de 2013. Mesmo que inicialmente sem organicidade definida, os protestos revelaram a indignação da juventude que exigia melhores condições de saúde, educação e transporte. Além disso, tivemos uma exitosa greve geral, exitosa em paralisar toda Grande Vitória durante o dia inteiro.  Experimentamos e provamos a possibilidade e a força da esquerda que luta em unidade, interessada sobretudo nos interesses da classe trabalhadora.  A junção da juventude, força motriz das mudanças estruturais, e o movimento sindical, que possui experiência e condições institucionais para a operacionalização do movimento, cria um cenário favorável a nós na correlação de força.

Acreditamos também que temos a necessidade de dar voz a juventude, as mulheres, a população negra e indígena, ainda minorias nas tomadas de decisão deste país. Temos a certeza de que todas essas mudanças não serão possíveis em nosso modelo político atual. Nesse sentido, o Plebiscito é uma ferramenta de participação direta, crucial para viabilizar o Poder Popular.

Com o intuito de colaborar na articulação do Comitê Capixaba para a construção do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana no Sistema Político, em torno de uma frente única, ampla  e que tenha convergência com os anseios populares, o Levante Popular da Juventude  Espírito Santo tem a pauta como central para o ano de 2014.

Nos somaresmos a este processo participando massivamente da plenária que acontece hoje, pois entendemos que o Plebiscito Constituinte é uma chance real para livrar a política brasileira do poder econômico vigente e do modelo político que não abarca as contradições existentes na sociedade. Queremos com o Plebiscito vislumbrar possibilidades reais de abertura de canais de participação direta na política, permitindo assim a expressão institucional da correlação de forças existente em nossa sociedade. Ao elencarmos a reforma como prioritária, damos mais um passo estratégico no fortalecimento das lutas populares. Logo, para a construção do Plebiscito e por um Projeto Popular para o Brasil participamos convictos desse importante espaço de articulação política para a construção de um Brasil Novo.

Confirme presença no evento de lançamento do Comitê Estadual



Comentários